logo


Bagada escrito em 30 de Agosto de 2023

Ainda cabe mais? Lula acerta últimos detalhes para colocar PP e Republicanos no governo

A novela da minirreforma ministerial que o governo Lula vai promover em busca de mais votos na Câmara dos Deputados tem chances de acabar nesta quarta-feira (30/8).

 

Decidido a embarcar os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) no primeiro escalão de seu governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está analisando os últimos detalhes da mudança de peças. Ele precisa bater o martelo sobre quem sai e sobre para onde vai quem entra.

 

As semanas de demora nessa articulação são resultado da resistência de Lula em tirar aliados de cargos importantes e em admitir que a primeira escalação de seu time titular não resultou no apoio necessário no Congresso, especialmente na Câmara.

 

A maioria do Congresso eleito nesta legislatura está em partidos que foram base do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A coligação que elegeu Lula mal chega a 130 dos 513 deputados federais. E, para aprovar projetos de lei complementar, por exemplo, é preciso de 257 votos. Já mudanças na Constituição precisam de 308 votos.

 

Metrópoles

Comentários

Deixe um comentário