logo


Bagada escrito em 17 de Outubro de 2023

Zagueiro uruguaio do Barcelona cresceu na fronteira com o Brasil e é torcedor do Inter

Um dos principais nomes da atual seleção uruguaia tem fortes ligações com o Brasil. Ronald Araújo, zagueiro do Barcelona e do time charrua, cresceu em Rivera, na fronteira entre os dois países, é filho de mãe brasileira e torcedor do Inter. O jogador encara a equipe de Fernando Diniz nesta terça-feira, às 21h, no Centenário, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Aos 24 anos, o uruguaio se arrisca bem no português. Nascido na cidade fronteiriça a Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, Araújo teve contato com muitos elementos do cotidiano de um brasileiro, como comida, programas de TV e idioma, mesmo misturando português e espanhol.

– Aprendi (a língua) vendo TV, falamos o portunhol, uma mescla de espanhol e português, mas também tenho família do lado brasileiro, então aprendi a falar. Escuto música, pagode, sertanejo, e gosto muito de feijoada – disse Araújo em entrevista à TNT Sports após a vitória do Barcelona sobre o Porto, pela Liga dos Campeões.

O início do atleta no futebol foi também em Rivera, em um modesto clube chamado Huracán. Araújo era atacante até pouco antes de se profissionalizar. No Rentistas, clube pelo qual estreou no time principal em 2016, aos 17 anos, foi do ataque para a zaga. A mudança parece ter dado certo.

Após destaque na segunda divisão pelo Rentistas, Araújo foi para o Boston River, na elite uruguaia. Passada uma temporada no novo clube, o zagueiro chamou atenção do Barcelona, que o contratou inicialmente para o time B. Dois anos depois, passou a ter chances no time principal.

No fim de 2020, o jogador com um pouco de Brasil no sangue foi chamado pela primeira vez para a seleção do Uruguai, quando começou a ganhar espaço no Barça. Araújo foi convocado para a Copa do Mundo do Catar e mantido na lista, mas não atuou por conta de lesão na coxa esquerda.

Globoesporte 

Comentários

Deixe um comentário