Bagada escrito em 18 de Dezembro de 2025
Temporada de escorpiões - O que fazer em caso de picada de escorpião? Somente este ano, o Brasil já registrou mais de 173 mil acidentes com este animal e o total de mortes já passa de 200.
Em 2024, apesar de uma maior quantidade de casos (201 mil), houve menos óbitos (126) - a taxa de letalidade aumentou de 0,06 para 0,12 do ano passado para cá.
As crianças e os idosos são os mais vulneráveis e saber agir corretamente em casos de picada impacta diretamente nesses dados.
O que fazer em caso de picada
* Não use pomadas no local. Isso pode alterar a cor da pele, além de ser ineficaz para impedir a penetração do veneno.
* Lave imediatamente e suavemente a área com água e sabão. Isso reduz o risco de lesões secundárias.
* Não faça torniquetes, incisões e sucção no local da picada.
* Compressas mornas ajudam a aliviar o quadro até a chegada a um serviço de saúde, onde será avaliada a necessidade ou não de aplicação de soro.
* Não coloque gelo no local.
* Procure atendimento médico imediatamente.
Os acidentes com escorpiões podem ser leves, moderados ou graves. O veneno é capaz de afetar o sistema nervoso e causa dor intensa no local da picada, podendo se estender para o membro inteiro.
Nos casos moderados, os sintomas podem evoluir para suor excessivo, vômito e taquicardia. Nos acidentes graves, além da dor intensa, pode ocorrer salivação, insuficiência cardíaca, edema pulmonar e até mesmo a morte.
Fonte: g1



Comentários