Bagada escrito em 20 de Dezembro de 2023
Moradores das quatro zonas da capital potiguar foram beneficiados com a última ação de 2023 do Projeto Tampinha da Inclusão, do gabinete do vereador Tércio Tinoco. Esta semana, doze cadeiras de rodas foram entregues à pessoas com deficiência e idosos cadastrados no programa. “São pessoas que passaram por uma triagem da equipe do nosso gabinete, e entraram na lista de espera por cadeiras de rodas. Infelizmente elas não teriam condições de comprar, e só quem é cadeirante entende como uma cadeira de rodas oferece qualidade de vida pra gente”, diz o vereador.
Um exemplo é seu Wellington, morador do Alecrim. Com problemas de saúde que lhe tiraram a mobilidade, ele usava uma cadeira de balanço para se locomover dentro de casa, e precisava contar com a ajuda de vizinhos frequentemente. “Cada beneficiado tem sua história, e normalmente ela vem acompanhada de muitas dificuldades no dia a dia, por falta de acessibilidade, muitas vezes até dentro da própria casa. O Tampinha da Inclusão ajuda a transformar a realidade dessas pessoas”, relata Rildene Fonseca, assessora parlamentar e cadeirante, que acompanhou algumas das entregas.
O Tampinha da Inclusão foi criado em 2021, pelo vereador Tércio Tinoco, e arrecada tampinhas plásticas - que são vendidas a uma empresa de reciclagem. Toda a renda é revertida para a compra de cadeiras de rodas, de passeio ou de banho. Mais de 500 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida já foram beneficiadas pelo projeto, que ganha mais adeptos a cada dia. “Temos escolas, condomínios, bares, restaurantes e pessoas comuns engajadas no projeto. 2023 foi um ano de arrecadação recorde. O Tampinha não para, nem as coletas. Todo dia chega alguém com doação para o projeto”, explica Tércio.
O vereador reforça ainda o benefício para o meio ambiente, já que muitas dessas tampinhas poderiam ser descartadas de maneira inadequada, ou ir para o lixo comum, sem possibilidade de reciclagem. Só na última arrecadação, foram mais de 3 toneladas de plástico retiradas do meio ambiente. Quem quiser apoiar a causa, pode entregar o material coletado nos pontos de arrecadação do gabinete: a Câmara de Vereadores; o escritório que fica em Candelária, em frente à Igreja Católica; o Instituto Tércio Tinoco, na Av. Guaratinguetá, 612, Lagoa Azul; e em todas as unidades do DNA Center.
Comentários