Bagada escrito em 6 de Setembro de 2023
A interpretação do que é um relacionamento feliz pode variar entre as pessoas. Por isso, cientistas da Western Kentucky University, nos EUA, buscaram entender quais fatores universais são determinantes. O estudo, publicado na revista Journal of Research in Personality, mostrou quatro aspectos que influenciam no potencial da relação.
Os quatro componentes
No total, 171 casais foram entrevistados (predominantemente heterossexuais) em diferentes fases das suas relações, desde o “namoro casual” até ao “casado”. A partir disso, eles responderam suas perspectivas sobre 10 situações fictícias, que revelavam desde simples diferenças de estilo de vida a questões sérias, como descobrir o perfil secreto de um parceiro em um site de relacionamento.
A partir disso, os pesquisadores chegaram à conclusão que dentre as múltiplas analisadas, quatro aspectos se destacam para garantir um relacionamento feliz: fatores perceptivos, comportamentais, seletivos e interativos.
Além disso, apresentar níveis semelhantes de inteligência, atratividade, dinheiro, status e gentileza torna a relação estável e pode até apresentar melhoras no longo prazo.
Ainda de acordo com a pesquisa, a paixão, um sentimento que impulsiona o casal no início da relação, não teve nenhum papel algum nas competências a longo prazo. Os pesquisadores ressaltam que a tendência é que ela desapareça com o tempo.
Extra
Comentários