Bagada escrito em 11 de Setembro de 2024
Mesmo comandando o Governo local, o Rio Grande do Norte é o estado brasileiro com a menor porcentagem de candidaturas de esquerda nas disputas pelas Prefeituras. Os dados são do Poder360, que mostrou que, das 167 cidades, 131 não têm nenhum nome de um partido da esquerda.
O número representa 78% dos municípios potiguares. O dado chama atenção porque, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado em conjunto com o Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding, o Rio Grande do Norte é o estado do Brasil em que a população mais se identifica como sendo de esquerda; 18% dos potiguares se apresentam assim, quando a estimativa nacional é de 15%. O RN aparece ainda empatado com Pernambuco e seguido por outros estados nordestinos.
Nas 10 maiores cidades do RN
Entre os 10 maiores municípios do Rio Grande do Norte, quatro (Extremoz, Caicó, Assú e São José de Mipibu) não têm nenhum candidato de esquerda na eleição para a Prefeitura.
Apenas Natal tem mais do que um candidato. Na capital, disputam Natália Bonavides (PT) e Nando Poeta (PSTU). Em Mossoró, o nome é Victor Hugo, da UP; em Parnamirim, Professor Eron (PT); no caso de São Gonçalo, o atual prefeito Eraldo (PT) concorre à reeleição; em Macaíba, Pastor Manasses (PSOL) é o representante; e, em Ceará-Mirim, a experiente Ana Célia (PSTU).
Comentários