Bagada escrito em 2 de Setembro de 2024
Se você é daqueles que posta no feed com frequência, e tem a foto do perfil do Instagram atualizada, provavelmente você já tem mais do que 17 anos. Pelo menos é essa a percepção de um professor, ao fazer uma pesquisa, sem valor científico, com os alunos. O resultado viralizou e deu o que falar.
Lecionando para adolescentes de 13 a 17 anos, ele começou a perceber que, fora da sala de aula, era constantemente adicionado por contas sem fotos e, algumas vezes, até sem informações básicas de identificação -- muitas tinham letras ou números aleatórios no nome.
Foi aí que ele decidiu fazer algumas perguntas aos alunos:
Por que não postam fotos no feed do Instagram?
Por que dificilmente colocam foto no perfil?
Por que postam só nos stories?
O que acham de quem posta conteúdo frequentemente?
Se acham bonitos/seguros para compartilharem fotos nas redes sociais?
As respostas foram diversas. Veja só algumas delas:
têm os que acham "cringe" ter foto no perfil;
têm os que dizem que "está na moda ser 'low profile' (postar pouco);
têm os que acham que quem posta frequentemente "é desocupado e brega";
têm também aqueles que admitem insegurança com a aparência mesmo (não encontrar uma foto "boa" e ter medo de não ter muitas curtidas foram argumentos que apareceram entre as respostas).
É claro que não há resposta certa, mas a conclusão que o professor chegou é que essa era, em grande parte, uma questão de autoestima. "As respostas reforçam questões atuais bem problemáticas sobre a autoestima e também sobre a própria padronização do corpo nas redes. Os mais novos sofrem mais com a autoestima e sentem mais medo em relação às redes. Todos se cobram", escreveu Victor.
G1
Comentários