Bagada escrito em 7 de Novembro de 2023
A prefeitura de Natal tomou uma decisão preocupante que pode resultar em uma tragédia na cidade. Parte do atendimento de média e alta complexidade para procedimentos cardíacos foi suspenso, o que coloca em risco a vida de muitos pacientes.
A decisão foi comunicada por meio de um ofício enviado à rede conveniada, informando que apenas os valores contratados dentro do teto serão pagos. Essa solução aparentemente simples pode ter consequências graves, como a piora do quadro de saúde dos pacientes e até mesmo mortes.
A partir do dia 10, pessoas que necessitarem de assistência médica devido a infartos, cardiopatias congênitas ou outros problemas cardíacos ficarão sem o serviço, sendo obrigadas a esperar em UPAs ou até mesmo sendo encaminhadas para casa.
Segundo um levantamento realizado pelo jornalista Dinarte Assunção junto à rede conveniada do município, há pelo menos 71 pessoas aguardando por procedimentos cardíacos. No entanto, esse número pode estar desatualizado, já que diariamente mais pacientes cardiopatas enfrentam a falta de atendimento e se juntam à lista de espera.
Essa decisão da prefeitura, que aparentemente visa resolver um problema de orçamento, está sendo feita às custas da vida dos natalenses que necessitam de atendimento médico e que antes o tinham regularmente.
Blog do Gustavo Negreiros
Comentários