Bagada escrito em 11 de Dezembro de 2024

O preço do café atingiu o maior valor em quase 50 anos nos mercados internacionais de commodities, impulsionado pela escassez de oferta e a queda na produção global. Nesta terça-feira, 10, os preços subiram 5,5% na bolsa de Nova York, chegando a US$ 3,44 por libra-peso, o maior valor desde 1977. A crise é resultado de mudanças climáticas, como secas prolongadas no Brasil e fenômenos climáticos extremos no Vietnã, que afetaram as colheitas.
.
O Brasil, maior produtor mundial de café Arábica, viu a produção cair drasticamente devido à seca, com a previsão de 34,4 milhões de sacas para 2024, 11 milhões a menos que o estimado anteriormente. O Vietnã, principal produtor de Robusta, enfrenta uma combinação de seca e chuvas intensas que prejudicou a safra.
.
Com a escassez, os consumidores já sentem os reflexos nos preços, e a Nestlé, maior produtora de café do mundo, anunciou novos aumentos. A previsão é de que a alta continue, consolidando o café como uma das commodities mais valorizadas de 2024.
Via Certa Natal
Comentários