Bagada escrito em 21 de Maio de 2025

O presidente Lula afirmou a lideranças do PT que deve convidar o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) para ser ministro de seu governo.
A expectativa era a de que o presidente fizesse o convite na volta da viagem ao Uruguai, onde foi ao velório do ex-presidente José "Pepe" Mujica _Boulos inclusive integrou a comitiva que homenageou o uruguaio.
A coluna apurou que o convite, no entanto, ainda não foi feito. Mas é considerado certo.
Boulos ocuparia a Secretaria-Geral da Presidência, hoje comandada pelo ex-deputado Márcio Macedo (PT-SE).
Aliados do petista criticam a demora dele em tomar decisões. Desde o ano passado circulam informações de que Lula faria uma grande reforma ministerial em seu governo. Mas ela tem saído a conta-gotas.
A possibilidade de Boulos virar ministro começou a ser avaliada por Lula em março, conforme revelou a Folha.
No caso de Boulos, os mesmos aliados afirmam que o presidente está seguindo com ele o mesmo roteiro que fez com Gleise Hoffmann: sinalizar que ele deve ser ministro e esperar para ver as reações contrárias. No caso do parlamentar, há resistências, mas elas não são consideradas avassaladoras.
Lula e Boulos conversaram há cerca de dois meses sobre a possibilidade. O presidente disse que não gostaria de nomear um ministro que deixaria Brasília no próximo ano para se candidatar a algum cargo.
O parlamentar sinalizou a vários interlocutores, depois disso, que não pretende concorrer em 2026, e que sua prioridade será se engajar na reeleição de Lula.
Comentários