logo


Bagada escrito em 29 de Julho de 2024

PGR denuncia Nikolas Ferreira (PL-MG) por chamar Lula de "ladrão"

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta sexta-feira (26) o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) por injúria contra Luiz Inácio Lula da Silva. A acusação se baseia em um discurso feito por Nikolas na sede da ONU em novembro de 2023, onde ele chamou Lula de “ladrão”. Segundo a PGR, a fala constitui uma “ofensa” à honra do petista.

A denúncia, assinada pelo vice-procurador-geral Hindemburgo Chateaubriand, foi motivada por uma solicitação do próprio Lula, que acionou o Ministério da Justiça na época. O Ministério então pediu à Polícia Federal a abertura de um inquérito, que foi instaurado em janeiro deste ano.

No documento, a PGR transcreve a parte do discurso de Nikolas que considerou ofensiva: “(…) que apoiaram o nosso presidente socialista, chamado Lula, um ladrão que deveria estar na prisão”. Para a Procuradoria, tais declarações não estão protegidas pela imunidade parlamentar.

Além da denúncia, a PGR solicitou que os vídeos contendo as falas de Nikolas sejam removidos das redes sociais. A PGR também propôs um ‘acordo’ com o deputado. O primeiro pedido da Procuradoria é para que seja realizada uma audiência com Nikolas para discutir a possibilidade de uma transação penal, o que poderia resultar em uma pena alternativa, como o pagamento de multa, evitando assim a abertura de uma ação penal.

Caso o acordo não seja aceito, a PGR pede que a ação penal seja instaurada e que Nikolas Ferreira seja julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, cabe ao ministro Luiz Fux, relator do caso, decidir quais medidas serão adotadas. Nikolas ainda não se manifestou.

Comentários

Deixe um comentário