Bagada escrito em 17 de Dezembro de 2024

Houve aumento de 10,6% nos pedidos de visto para Portugal nos consulados brasileiros. Os dados, divulgados pela coluna Portugal Giro, do jornal O Globo, com base em informações do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Portugal, apontam que quase 26 mil solicitações foram registradas em 2024, superando os números do ano anterior.
“O que se tem verificado é um aumento crescente da capacidade de resposta dos postos consulares no Brasil que, ao nível de vistos, registram um incremento de 10,6% no volume de pedidos processados”, informou o ministério.
O crescimento na demanda se intensificou com a suspensão das manifestações de interesse, processo usado anteriormente por imigrantes para regularização no país. Como alternativa, muitos brasileiros têm optado pelo pedido de visto enquanto aguardam a reabertura do canal de regularização da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Essa situação tem afetado diretamente estudantes e trabalhadores que possuem prazos específicos a cumprir em Portugal, inviabilizando a espera por uma solução ainda sem data definida. Para esses grupos, o visto se tornou a única opção viável para garantir a permanência legal no país.
A alta demanda, no entanto, gerou sobrecarga nos consulados, ampliando o tempo de espera para análise dos pedidos. Para minimizar o impacto, o governo português anunciou a contratação de 50 novos funcionários em 2025.
“Nos postos consulares onde a procura de vistos é superior à capacidade de resposta, existirá sempre a percepção, por parte do solicitante, que existe uma dificuldade no processamento de vistos”, explicou o MNE.
A expectativa é que a ampliação das equipes nos consulados ajude a equilibrar a demanda crescente, garantindo maior agilidade no atendimento e no processamento dos pedidos.
Direita Online
Comentários