logo

Bagada escrito em 22 de Abril de 2025

Novo estudo aponta que Cabral pode ter chegado primeiro ao RN, e não à Bahia

525 anos depois da chegada dos portugueses ao Brasil, um novo estudo está colocando em dúvida a ideia de que o primeiro contato aconteceu em Porto Seguro, na Bahia. Pesquisadores da UFRN e da UFPB acreditam que a frota de Pedro Álvares Cabral pode ter desembarcado, na verdade, no litoral do Rio Grande do Norte.
.
O estudo foi publicado no Brazilian Journal of Science e usa imagens de satélite, mapas do fundo do mar, simulações no computador e documentos antigos, como a carta de Pero Vaz de Caminha. Eles dizem que os detalhes da carta, como a profundidade do mar e as montanhas vistas, combinam mais com a região entre as praias do Marco e de Zumbi, no RN, do que com a Bahia. As correntes do mar e os ventos também apontam para o litoral potiguar.
.
Essa ideia já tinha sido falada por estudiosos como Lenine Pinto, Câmara Cascudo e Rosanna Mazaro, que também achavam que a chegada foi no RN. O estudo ainda sugere que o Monte Serra Verde pode ser o tal monte alto e redondo que Caminha descreveu, e não o Monte Pascoal, como se pensava.
.
Mesmo com a versão oficial ainda sendo a mais aceita, esse novo estudo traz um jeito diferente de olhar para o início da história do Brasil, agora com ajuda da ciência.

Via Certa Natal

Comentários

Deixe um comentário