Bagada escrito em 22 de Dezembro de 2025
Moraes teria pressionado BC em favor do Banco Master, aponta reportagem
Segundo reportagem da jornalista Malu Gaspar, o ministro do STF Alexandre de Moraes procurou o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, ao menos quatro vezes para tratar da situação do Banco Master. De acordo com relatos de seis fontes, houve ligações telefônicas e ao menos um encontro presencial para discutir a operação de venda do banco ao BRB, que dependia de aval do BC.
Na conversa, Moraes teria defendido o banqueiro Daniel Vorcaro e pedido a aprovação do negócio. Galípolo, porém, informou que técnicos do Banco Central haviam identificado fraudes envolvendo cerca de R$ 12,2 bilhões em créditos. Diante disso, o ministro reconheceu que a operação não poderia avançar caso as irregularidades fossem confirmadas.
Em novembro, a Polícia Federal prendeu Vorcaro e outros executivos, e o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master. A reportagem também revela que o escritório da esposa de Moraes mantinha um contrato com o banco, estimado em até R$ 130 milhões, embora órgãos como BC e Cade afirmem não ter recebido pedidos formais de atuação.
Procurados, Alexandre de Moraes e Gabriel Galípolo não comentaram o caso.
Fonte: Blog da Malu Gaspar | O Globo



Comentários