logo

Bagada escrito em 21 de Agosto de 2025

Moraes tem cartão de crédito bloqueado após Lei Magnitsky

Alexandre de Moraes teve o uso de um cartão de crédito de bandeira americana suspenso por pelo menos um banco brasileiro, após a imposição de sanções financeiras pelo governo dos Estados Unidos.

Em substituição, a instituição ofereceu a Moraes um cartão da bandeira nacional Elo, permitindo que ele realize pagamentos no país sem as limitações associadas às restrições de Washington.

As informações foram confirmadas à Folha por meio de fontes próximas ao STF, de um especialista do setor financeiro e de duas pessoas ligadas diretamente ao ministro. A reportagem procurou Moraes, mas a assessoria do tribunal informou que ele não se manifestaria.

Em entrevista à agência Reuters, Moraes declarou que espera uma “mudança de postura do presidente dos EUA pela via diplomática”.

O bloqueio do cartão americano é considerado a medida de maior impacto tomada contra o ministro até agora, decorrente de sua inclusão na lista de sanções da Lei Magnitsky, que prevê restrições financeiras, como congelamento de bens e proibição de transações com cidadãos e empresas dos EUA, a estrangeiros acusados de corrupção ou graves violações de direitos humanos.

Folha de S. Paulo


Comentários

Deixe um comentário