logo

Bagada escrito em 28 de Agosto de 2025

Miriam Leitão na Academia Brasileira de Letras

A jornalista e escritora Miriam Leitão é, agora, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ela tomou posse no início do mês, sucedendo o cineasta Cacá Diegues.

Miriam é a 12ª mulher a integrar a ABL. Foi eleita em 30 de abril com 20 votos entre 34 possíveis. A cerimônia de recepção foi conduzida pelo acadêmico Antonio Carlos Secchin, responsável pelo discurso.

O colar da academia foi entregue pela acadêmica Ana Maria Machado, e o diploma, por Ruy Castro. A comissão de entrada foi formada por Rosiska Darcy de Oliveira, Fernanda Montenegro e Lilia Moritz Schwarcz; a de saída, por Carlos Nejar, Antonio Torres e Ailton Krenak.

"Merecer os que vieram antes de nós é sobretudo procurar cada vez mais fazer dela [da academia] um centro plural do pensamento brasileiro, do qual esse país diverso - negro, branco, indígena, multilíngue - possuído por homens e mulheres das mais diversas origens e de todas as regiões se veja e se reconheça", disse Miriam, em seu discurso de posse. "Eu reverencio todas as mulheres escritoras no Brasil. A nossa obra é imortal", afirmou.


Comentários

Deixe um comentário