Bagada escrito em 15 de Setembro de 2025

O neurocirurgião Ricardo Barbosa, de Recife, comemorou nas redes a execução de Charlie Kirk, ativista conservador dos EUA. O governo americano anunciou o cancelamento vitalício de seu visto, e o Cremepe abriu sindicância que pode resultar na cassação do registro do médico. Ele também foi desligado da clínica onde atuava.
Na postagem, Barbosa escreveu: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”. O governo dos Estados Unidos anunciou, de forma imediata, o cancelamento definitivo do visto de entrada do médico. A medida foi confirmada pelo vice-secretário de Estado, Christopher Landau, que classificou a publicação como “o mais assustador conteúdo online que já vi de um médico”. Landau determinou um bloqueio vitalício, impedindo Barbosa de obter qualquer tipo de visto americano no futuro.
A repercussão do caso no país levou o vereador Thiago Medina (PL) a protocolar uma representação no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), pedindo a cassação do registro profissional do neurocirurgião. O conselho abriu uma sindicância com base no Código de Processo Ético-Profissional (CPEP). O processo tramita em sigilo.
A clínica Recife Day Clinic, onde o médico atuava, anunciou o desligamento imediato e definitivo de Barbosa, ressaltando que as manifestações nas redes sociais eram de “caráter pessoal” e não representavam a instituição.
Jovem Pan
Comentários