logo


Bagada escrito em 11 de Dezembro de 2024

Lula sofreu hemorragia e retirou parte do crânio após cirurgia emergencial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi submetido a uma trepanação na noite desta segunda-feira (9), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A cirurgia, realizada para drenar um hematoma intracraniano, durou cerca de duas horas e, segundo os médicos, foi bem-sucedida.

A trepanação, procedimento que consiste na perfuração do crânio para acessar a área afetada, foi necessária devido a um sangramento entre o cérebro e a meninge, embaixo da dura-máter. O hematoma foi causado por uma queda doméstica em outubro.

Após a cirurgia, Lula está estável, lúcido, orientado e sem sequelas. Ele se alimenta normalmente, e todas as funções neurológicas foram preservadas. “A cicatrização é espontânea nesses casos, e o paciente está evoluindo bem”, afirmou o médico Roberto Kalil Filho.

O presidente deu entrada na unidade do Sírio-Libanês em Brasília na noite de segunda-feira, relatando fortes dores de cabeça e sonolência. Exames de imagem identificaram a hemorragia, e ele foi transferido para São Paulo para o procedimento.

Lula segue sob os cuidados de uma equipe médica multidisciplinar, liderada por Roberto Kalil e composta por Ana Helena Germoglio, Rogério Tuma, Marcos Stavale e Mauro Suzuki.

A partir desta terça, a recuperação do presidente será monitorada de perto, com chances de alta somente quando os médicos considerarem seguro.

Comentários

Deixe um comentário