Bagada escrito em 25 de Julho de 2025

Durante agenda oficial nesta quinta-feira (24), o presidente Lula elevou o tom contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao comentar a sobretaxa de 50% imposta sobre produtos brasileiros. A medida, anunciada em carta assinada por Trump, foi classificada por Lula como um “desaforo” e um ataque à Justiça brasileira.
“Ele acredita em bruxa? Alguém aqui acredita em bruxa para ter caça às bruxas?”, ironizou o petista, em referência ao trecho em que o norte-americano pediu o fim da suposta perseguição judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Um desaforo desrespeitoso com o Brasil e a Justiça brasileira”, completou Lula.
Segundo o mandatário, Trump não sinalizou qualquer abertura ao diálogo. “Se ele quisesse conversar, pegava o telefone e me ligava”, disse Lula.
O presidente brasileiro ainda usou uma metáfora popular para ilustrar sua postura diante do impasse comercial. “Eu sou bom de truco. Se ele tiver trucando, ele vai tomar um seis”, declarou, referindo-se à possível aplicação das tarifas caso o Brasil não responda até o dia 1º de agosto.
A medida dos EUA foi anunciada por Trump como resposta ao que enquadrou como “uma desgraça internacional” envolvendo o julgamento de Bolsonaro. No documento, o presidente americano acusou o Brasil de promover uma “caça às bruxas” contra o ex-mandatário, que é réu em ações no Supremo Tribunal Federal. A carta integra uma série de ações que integram o chamado “tarifaço”, voltado também a países do BRICS e outras economias em desacordo com Washington.
Conexão Politica
Comentários