logo


Bagada escrito em 30 de Julho de 2025

Lula: defesa de Trump a Bolsonaro custará caro para os americanos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou o argumento de que a atual crise entre EUA e Brasil é consequência direta de uma “defesa”, por parte de Donald Trump, ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Para ele, o empenho do presidente Trump será pago pelo próprio povo americano, que, com as tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros importados pelo EUA, enfrentará preços mais altos por café, carne bovina e suco de laranja.

“Nem o povo americano nem o povo brasileiro merecem isso”, disse Lula ao jornal norte-americano The New York Times. “Porque vamos passar de uma relação diplomática de 201 anos de ganhos mútuos para uma relação política de perdas mútuas.” As tarifas devem passar a valer a partir desta sexta-feira (1º/8).

O líder brasileiro recebeu os jornalistas do The New York Times nessa terça-feira (29/7) no Palácio da Alvorada, em Brasília. Durante a entrevista, Lula afirmou que o país trata o tarifaço prometido por Donald Trump com seriedade, mas que quer ser tratado com respeito. O presidente ainda criticou a falta de diplomacia nas ações recentes do governo norte-americano, como a falta de interesse em negociações.

De acordo com Trump, as tarifas impostas ao Brasil também têm como alvo a Suprema Corte brasileira pelo que ele chama de “ordens de censura” contra empresas de tecnologia dos EUA. Desde 18 de julho, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dentre eles Alexandre de Moraes – alvo da Casa Branca -, estão com os vistos para os EUA revogados.

Lula vê com preocupação as potenciais sanções ao ministro. “Se o que você está me dizendo for verdade, é mais sério do que eu imaginava. O Supremo Tribunal Federal de um país precisa ser respeitado não só pelo seu próprio país, mas pelo mundo.”

Metrópoles

Comentários

Deixe um comentário