Bagada escrito em 21 de Novembro de 2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conferiu nesta terça-feira (21) a mais alta distinção da Ordem do Rio Branco a diversas personalidades brasileiras. Entre os homenageados, destaca-se a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja. Lu Alckmin, esposa do vice-presidente Geraldo Alckmin, também foi agraciada com a honraria.
A Ordem do Rio Branco foi estabelecida em 1963 em homenagem ao patrono da diplomacia brasileira. Trata-se da mais prestigiosa condecoração concedida pelo governo federal, destinada a distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, bem como incentivar a prática de ações e feitos notáveis.
O presidente também prestou homenagem póstuma ao indigenista Bruno Pereira Araújo e ao jornalista britânico Dom Phillips, ambos falecidos em 2022 na região do Vale do Javari, no Amazonas. Phillips e Pereira Araújo estavam envolvidos na investigação de crimes ambientais na região e foram considerados desaparecidos desde 5 de junho do ano passado.
O Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (21) registra ainda a concessão póstuma da condecoração para as renomadas cantoras Elza Soares (1930-2022), Gal Costa (1945-2022) e Rita Lee (1947-2022). Além delas, foram agraciadas as ministras Simone Tebet (Planejamento), Margareth Menezes (Cultura), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Aparecida Gonçalves (Mulheres), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas).
A homenagem estendeu-se a outros ministros, militares, parlamentares da base, bem como aos governadores Jader Barbalho Filho (MDB) do Pará, Fátima Bezerra (PT) do Rio Grande do Norte, ao presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) indicado por Lula em 2023, Cristiano Zanin.
Conexão Política
Comentários