Bagada escrito em 25 de Agosto de 2023
Um estudo apresentado nesta sexta-feira (25/8), no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, em #Amsterdã, afirma que o ganho de peso na meia-idade pode aumentar em 30% o risco de morte prematura.
De acordo com os pesquisadores do Hospital do Condado de Västmanland, na Suécia, o aumento de peso na faixa etária entre 40 e 50 anos costuma estar associado a acúmulo de gordura ma barriga, hipertensão e colesterol alto, um quadro conhecido como síndrome metabólica.
“Muitas pessoas na faixa dos 40 e 50 anos têm um pouco de gordura na região central e pressão arterial, colesterol ou glicose marginalmente elevados, mas geralmente se sentem bem, não têm consciência dos riscos e não procuram aconselhamento médico”, afirma a pesquisadora Lena Lönnberg, autora do trabalho.
Os pesquisadores avaliaram dados de aproximadamente 34 mil pessoas com idades entre 40 e 50, inscritas em um programa de exames cardiológicos da Suécia entre 1990 e 1999.
Os formulários continham as medidas de altura, peso, pressão arterial, colesterol total, glicemia e circunferência da cintura e quadril, além de perguntas sobre hábitos de vida e histórico médico.
Comentários