Bagada escrito em 23 de Dezembro de 2025
Em um novo estudo de grande porte publicado nesta semana, pesquisadores identificaram que o consumo de queijo e creme de leite com alto teor de gordura esteve associado a um menor risco de desenvolver demência.
O estudo mais recente soma-se a algumas evidências de que esses alimentos podem ser neutros ou até benéficos, inclusive em relação à demência ou as doenças cardiovasculares. Esses resultados nao significam que gorduras saturadas sejam saudáveis, mas sim que outros componentes de certos laticínios podem compensar os possíveis efeitos negativos das gorduras, afirmou Emily Sonestedt, epidemiologista nutricional da Universidade de Lund, na Suécia, e autora principal do estudo.
Segundo o estudo, pessoas que consumiam ao menos 20 gramas diários de creme de leite integral, o equivalente a cerca de 1,3 colher de sopa de creme de leite fresco, também apresentaram menor probabilidade de desenvolver demência em comparação com quem não consumia o produto.
Especialistas ressaltam, no entanto, que a pesquisa tem limitações e mostra apenas associações, não uma relação de causa e efeito. Para ajudar a interpretar os resultados, ouvimos especialistas.
Reprodução: InfoMoney



Comentários