Bagada escrito em 17 de Agosto de 2024
O hábito de consumir #bebidas alcoólicas aumenta o risco de morte prematura, afirma um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Madri, da Espanha.
O trabalho foi publicado na plataforma científica JAMA Network Open na segunda-feira (12/8).
O campo de estudos sobre os limites toleráveis do #álcool vem sendo bastante explorado pela ciência devido aos interesses envolvidos. Durante muito tempo, o consenso era que o consumo moderado de vinho trazia benefícios ao funcionamento do corpo. Mais recentemente, no entanto, cresce o número de trabalhos revelando que não há limites seguros para o consumo de álcool.
De acordo com os pesquisadores espanhóis, beber em pequenas quantidades — no máximo, 20 gramas de álcool por dia, o que equivale a uma taça de #vinho cheia ou meio litro de #cerveja — aumentou a taxa de mortalidade dos voluntários.
O estudo foi feito ao longo de 12 anos acompanhando históricos de saúde de 135 mil adultos com mais de 60 anos. Os participantes foram divididos em grupos de acordo com o consumo médio de álcool relatado.
Os bebedores ocasionais consumiam menos de 3 gramas de álcool por dia, os de baixo consumo até 20 gramas de álcool por dia, os de consumo moderado até 40 gramas e os de alto consumo mais de 40 gramas.
Os bebedores ocasionais tiveram uma saúde melhor que todos os demais. Aqueles que beberam quantidades pequenas tiveram risco de morte próximo aos que beberam moderadamente, o que significa que mesmo o consumo leve faz mal. O grupo de alto consumo foi o que teve o risco de morte prematura mais alto.
Comentários