Bagada escrito em 4 de Dezembro de 2024
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN), realizou na manhã desta quarta-feira (4), a Fiscalização Preventiva Integrada na estrutura montada para o Carnatal. A FPI aconteceu em parceria com a Neoenergia Cosern, o Corpo de Bombeiros, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (Cau/RN), o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape-RN), a Vigilância Sanitária, a Associação Brasileira de Engenharia Elétrica e a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo do Natal (Semurb), na Arena das Dunas.
De acordo com o presidente do Crea-RN, Roberto Wagner, é fundamental a realização da fiscalização preventiva. “É com grande responsabilidade que o Crea-RN, juntamente com os outros órgãos, realiza essa fiscalização. Nosso papel vai além da prevenção de acidentes. Ao garantir que engenheiros e profissionais devidamente habilitados e registrados estejam à frente dos projetos e execução em eventos de grande porte, estamos contribuindo para a segurança em todas as áreas da sociedade. Em um evento como o Carnatal, que reúne milhares de pessoas, a responsabilidade é ainda maior, e não podemos deixar de atuar com a máxima seriedade e comprometimento, para que todos desfrutem dessa grande festa com a tranquilidade que merecem", explicou.
A Neoenergia Cosern também participou da Fiscalização Preventiva, inspecionando a rede elétrica que abastece o entorno da Arena das Dunas com câmeras de termovisão em um veículo adaptado e com eletricistas em solo. “Nossas ações voltadas aos grandes eventos, como o Carnatal, por exemplo, começam muito antes da semana da festa. Nosso cronograma de operações contempla inspeções prévias não somente na rede elétrica que abastece a região da Arena das Dunas, mas também nas nossas Subestações Elétricas e demais equipamentos do sistema”, comentou Sebastião Félix, técnico de Distribuição da Neoenergia Cosern.
O diretor do Carnatal, Felinto Filho, destacou a importância da iniciativa. “Um evento como este precisa não apenas de transparência, mas também de diálogo com a sociedade, enfatizando o profissionalismo na execução do evento. Estamos muito felizes e animados, caminhando para a maior edição da história do Carnatal. Estamos entregando um projeto pensado com respaldo dos órgãos fiscalizadores, gerando tranquilidade para a sociedade e reforçando o senso de profissionalismo dos organizadores”, afirmou.
O objetivo da FPI é identificar e supervisionar possíveis riscos que podem comprometer a segurança dos foliões. A fiscalização tem como objetivo garantir que profissionais habilitados estejam a frente dos projetos de engenharias, além da verificação da conformidade técnica das estruturas montadas para o evento, como palcos, arquibancadas, camarotes, trios, barracas, equipamentos de som, instalação de geradores e instalações elétricas.
Comentários