logo


Bagada escrito em 8 de Julho de 2023

Atletas usam mostarda para evitar câimbras e dores

"Tentei beber dois litros de água por dia, adicionei mais sal às refeições, comi mais bananas, tomei várias garrafas de bebida energética. Tentei de tudo, mas as cãibras continuaram fortes e apareciam mais de duas vezes por dia", diz Lucas Torreira, um corredor amador de 32 anos.

Ele conta que encontrou a solução quando viu um vídeo de um corredor que, ao começar a cambalear por causa de uma cãibra, tirou um sachê de mostarda do bolso, colocou-o na boca e depois continuou correndo como se nada tivesse acontecido. "Eu tentei isso e, por mais doido que pareça, funcionou", ele afirma.

O que esse corredor propõe não é nada extraordinário. Há anos, tem se insinuado no mundo esportivo que, nos casos em que o corpo é exigido demais e as cãibras aparecem, a solução é consumir uma colher de mostarda. No entanto, essa recomendação parecia ser um segredo bem guardado entre os atletas.

O mistério começou a viralizar em 2020 quando o jogador de hóquei canadense Mark Letestu apareceu nas notícias comendo um sachê de mostarda amarela durante uma partida. A imagem se espalhou e os jornalistas esportivos perplexos tentavam entender a escolha do “lanche” de Letestu.

"Ao longo dos anos, vi vários jogadores fazerem isso de vez em quando. Naquele momento, tive uma pequena cãibra, pedi a mostarda e o desconforto desapareceu. Não tive mais problemas durante o resto da partida", revelou Letestu na época.

Comentários

Deixe um comentário