logo


Bagada escrito em 6 de Outubro de 2023

Ativista iraniana é oficializada como ganhadora do Nobel da Paz

A ativista iraniana Narges Mohammadi, de 51 anos, foi oficializada como a vencedora do Prêmio Nobel da Paz deste ano. Em setembro, ela havia redigido um artigo ao The New York Times, no qual afirma: “Quanto mais nos prendem, mais forte ficamos”. Atualmente, ela está encarcerada na prisão de Evin, em Teerã, no Irã.

Ela é conhecida principalmente por sua luta em prol dos direitos das mulheres no Irã, após a prisão e morte da jovem Mahsa Amini, de 22 anos, por “uso incorreto” da indumentária.

Narges Mohammadi está alocada em uma prisão conhecida por abrigar presos políticos desde a Revolução Islâmica. Ela foi presa em Evin por três vezes, conforme ela mesma descreve no artigo de opinião no NY Times.

A ativista ainda denunciou agressões sexuais e físicas às mulheres do presídio Evin. “Apesar disso, continuamos a erguer nossas vozes”, destaca. “Nós somos abastecidas pela nossa vontade de sobreviver, dentro ou fora da prisão. O governo violento e essa repressão brutal podem manter as pessoas longe das ruas, mas nossa luta continuará até o dia em que a luz perseverar contra a escuridão, e o Sol da liberdade abraçar o povo iraniano”, conclui.

Metrópoles

Comentários

Deixe um comentário