Bagada escrito em 22 de Outubro de 2023
Os argentinos vão às urnas neste domingo (22) para votar em uma eleição geral sob a sombra da pior crise econômica do país sul-americano em duas décadas, que impulsionou a ascensão de um libertário que é favorito para vencer.
A votação deverá agitar os já instáveis mercados da Argentina, impactar os seus laços com parceiros comerciais, incluindo a China e o Brasil, e definir o caminho político para o país, um grande exportador de grãos com enormes reservas de lítio e gás de xisto.
As seções eleitorais abriram às 8h (11h GMT) com três candidatos líderes que provavelmente dividirão a votação: o economista libertário Javier Milei, o atual ministro da Economia peronista, Sergio Massa, e a conservadora Patricia Bullrich.
Milei, prometendo “destruir tudo” o status quo econômico e político, é o candidato a ser derrotado, com cada vez mais eleitores ouvindo sua mensagem , fartos da inflação de 138% e da pobreza que afeta mais de dois quintos da população, resultados de mais um período de governo socialista.
Comentários