logo

Bagada escrito em 10 de Junho de 2025

Além do Mounjaro, veja canetas aprovadas pela Anvisa para perder peso

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (9/6), o uso do Mounjaro para tratar a obesidade. O remédio, que já tinha aprovação para uso contra a diabetes tipo 2, vinha sendo amplamente utilizado de forma off-label para a perda de peso.

A caneta injetável passa agora a ser indicada para pacientes com obesidade que apresentem ao menos uma comorbidade associada, como hipertensão ou colesterol alto. A aplicação recomendada é semanal e estará disponível em doses de 2,5 mg e 5 mg.

O Mounjaro, que contém a tirzepatida como princípio ativo, é fabricado pela Eli Lilly. Estudos mostraram a redução de até 25% do peso corporal durante o uso.

O Wegovy e o Ozempic tem a semaglutida como princípio ativo. Ambos são fabricados pela Novo Nordisk e têm indicação de aplicação semanal.

O Wegovy é indicado exclusivamente para tratar a obesidade em pacientes com índice de massa corporal (IMC) acima de 30, ou acima de 27 se houver alguma comorbidade. A aplicação leva à perda média de 20% da massa total em seis meses.

O Ozempic, deve ser usado exclusivamente no controle da diabetes tipo 2.

O Victoza e o Saxenda possuem a liraglutida como princípio ativo — uma das primeiras substâncias a ativar os receptores de GLP-1.

“O futuro destes remédios no Brasil parece promissor, mas exige um equilíbrio entre inovação, acesso e segurança. A popularização do medicamento como auxiliar na perda de peso deve ser acompanhada de estudos rigorosos e políticas públicas que garantam seu uso responsável, além de rigorosa supervisão médica para maximizar seus benefícios e minimizar riscos” alerta a endocrinologista Alessandra Rascovski.

Metrópoles


Comentários

Deixe um comentário